Zélio Herculano Prefeito Afastado |
Nesta ultima terça-feira, (7) o juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, da Comarca de Ananás, deferiu pedido liminar do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou que o prefeito de Cachoeirinha, Zélio Herculano de Castro, e o secretário municipal de Administração e Planejamento, Francisco Alves F. Filho, sejam afastados dos cargos. Ambos são acusados, pelo MPE, de cometerem atos de improbidade administrativa, uma vez que se negaram a prestar contas a Câmara de Vereadores da cidade.
Simone Assumiu o Cargo |
No lugar de Zélio Herculano tomou posse automaticamente à vice-prefeita, Simone Alice Miranda de Almeida (PP), que já foi candidata a prefeita em 2004 ficando em terceira lugar com 322 votos 27,104% pela coligação Unidos Venceremos formada pelos partidos PP / PTB / PMDB / PSC / PPS e PSDB.
A Ação Civil Pública (ACP), movida pelo promotor de justiça Caleb Melo, é decorrente de audiência pública realizada no mês passado na Câmara de Cachoeirinha. Na ocasião, o presidente e a maioria dos vereadores solicitaram ao Ministério Público que tomasse as providências cabíveis diante da recusa dos gestores municipais em fornecer balancetes da prefeitura do exercício de 2009 e folha de pagamento do quadro de funcionários no mesmo período.
Promotor Caleb Melo |
Também foram sonegadas informações sobre: portarias de nomeações de secretários da atual administração; relação de carros alugados; contratos de assessoria jurídica, contabilidade, chefia de controle interno; contratos de médicos e enfermeiros, bem como de todos os funcionários e diaristas do município.
O promotor de justiça argumenta na Ação que por duas vezes a Câmara de Vereadores encaminhou ofício ao prefeito e ao secretário de Administração solicitando informações financeiras e contábeis da gestão. Em nenhuma das tentativas foram fornecidas as informações pedidas. Para Caleb Melo, ao não informar os dados, que são públicos, o prefeito e o secretário negaram vigência ao postulado constitucional do Estado Democrático de Direito e desrespeitaram os princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência, que regem a Administração Pública.
Juiz Alan Ide Ribeiro da Silva |
No julgamento da ACP, o representante ministerial requer que haja ressarcimento integral dos eventuais danos causados ao erário, perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, pagamento de multa no valor de 100 vezes o valor da remuneração recebida por cada um e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios durante cinco anos.
Caso não se constate prejuízo ao erário, o promotor requer que ocorra suspensão dos direitos políticos dos acusados por até cinco anos. Todos os pedidos baseiam-se no artigo 12, inciso III, da Lei de Improbidade Administrativa - Lei n° 8.429/92.
Fonte: Assessoria de Imprensa MPE-TO
ZÉLIO HERCULANO VAI VOLTAR, SEM NENHUMA DUVIDA. ELE É CONSIDERADO O PAI DOS POBRES E MORTOS DE FOME DE CACHOEIRINHA, É ELE QUE AJUDA A POPULAÇÃO MAIS CARENTE. FAZ BEM A TODOS QUE O PROCURAM; AGORA ESSES VEREADORES QUEREM A FACA E O QUEIJO PRA DETONAR A TODOS E ROBAR O DINHEIRO DA PREFEITURA. PRINCIPALMENTE O VEREADOR PRETO Q QUER ADMINISTRAR NO LUGAR DE SIMONE. TOMA CUIDADO SIMONE COM O VEREADOR PRETO ELE VAI FAZER DE TUDO PRA TE TOMAR A PREFEITURA.E SE ELE CONSEGUIR TODOS NÓS VAMOS SOFRER COMO OS OUTORS SOFRERAM NA ÉPOCA DO MESSIAS. TOMA CUIDADO SIMONE, O PRETO VAI QUERER A SUA CAVEIRA TAMBEM..
ResponderExcluirA Cachoeirinha de água mineral de ouro parece que está secando para o prefeito Zélio. Hô “povim” que gosta de cabresto e mordaça! Ainda bem que a justiça as vezes é “água mole em pedra dura tanto bate até que um dia fura”
ResponderExcluirja vi muito bandido e besta, mas bandido como esse zélio e besta como o povo da cachoeirinha ta pra nascer! "pai dos pobres" pai do dinheiro dele acusta da miséria daquele povo.
ResponderExcluirAS PESSOAS QUE QUEREM VER CACHOEIRINHA DESENVOLVER-SE,ESTÃO COMEÇANDO A ACREDITAR QUE AINDA EXISTA JUSTIÇA NESTE MUNDO.ESPERA-SE QUE A JUSTIÇA REALMENTE SEJA FEITA, POIS O POVO DE CACHOEIRINHA MERECE O MELHOR.
ResponderExcluiro povo ja ta cansado desse bandido do Zelio. tomara que ele nao volte nunca mais pra prefeitura de cachoeirinha. é padin vc perdeu essa
ResponderExcluirquem fez o ultimo comentario dia 8 as 13:13 deve ser um dos puxasaco dele pois quem conhece a historia da cachoeirinha sabe o sofremento desse povo e o atrasso do municipio em todos os quesitos o unico que melhorou e muito foi o prefeito que ficou milhonario. justiça seja feita
ResponderExcluirfinalmente.
com esse bandido da cocheirinha é assim "o baba ou vaza"
ResponderExcluirO povo de cachoeirinha merece respeito
ResponderExcluirO ZELIO CHEGOU PRA ASSUMIR O CARGO DELE NOVAMENTE. O POVAO FEZ A MAIOR FESTA... TAMBEM PUDERA... ELE FECHOU UM BAR E PAGOU CACHAÇA PRA TODO MUNDO... A POLITICA DELE E ASSIM... SO VAI NA CANA... E O POVAO ACHA BOM... JA PASSOU DA HORA DE CACHOEIRINHA TER UM PREFEITO DE VERDADE. ESSE ZELIO TA ACABANDO COM O POVO DE CACHOEIRINHA, ATE MACUMBA ELE MANDOU FAZER PRA COITADA DA MARIA NUNES QUE AGORA ANDA VAGANDO DESMIOLADA PELAS RUAS DE CACHOEIRINHA. EITA... AONDE ESSE POVO VAI PARAR
ResponderExcluirSou filho de Cachoeirinha-TO, esse homem só tem o nome de prefeito, é um bandido safado, rouba o dinheiro dos humildes cidadãos cachoeirenses, pra investir em sua fazenda no Pará. Quem conhece a cidade sabe muito bem que tal é acusado até de formação de quadrilha. Abriu um tanto de empresas fantasmas no nome dos pobres coitados. Deus ainda agirá, porém o povo precisa amadurecer e dá um pé na bunda deste vagabundo, e toda sua laia, que nem de lá é, e fica tirando o pouco que o governo disponibiliza. Falta compromisso. Graças à Deus saíi de lá e estou conseguindo crescer profissionalmente.
ResponderExcluirÀqueles que comentaram à favor do bandidão, ou não é de lá, ou simplesmente não tem coragem de trabalhar pra se manter, e vive às custas das robalheiras do Zélio.
Que Deus abençôe o povo de Cachoeirinha, não merecem tal hunilhação.
esse povo k fala mal dele tem vontade de esta no lugar dele com inveja
ResponderExcluir