sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

PRF prende cinco foragidos durante o Carnaval no Maranhão; entre eles condenado por estupro de vulnerável

Durante o Carnaval de 2026, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização nas rodovias federais do Maranhão e cumpriu cinco mandados de prisão em diferentes pontos do estado. 

 

As ações, realizadas entre 15 e 19 de fevereiro, resultaram na captura de procurados por crimes que vão de dívida alimentícia a homicídio qualificado e estupro de vulnerável.

No domingo (15), por volta das 14h25, no km 14 da BR-135, em São Luís, a abordagem a uma motocicleta revelou um homem de 41 anos com condenação transitada em julgado por estupro de vulnerável (art. 217A). Ele foi condenado pela 2ª Vara de ItapecuruMirim (TJMA) a 31 anos, 3 meses e 10 dias de reclusão em regime fechado e encaminhado à DECOP, em São Luís.

Na segunda (16), no km 316 da BR-230, em São Raimundo das Mangabeiras, durante atendimento a um acidente com vítima fatal, a PRF identificou que o motorista de uma funerária, 52 anos, possuía mandado de prisão por débito alimentar de R$ 52.790,05, expedido pelo Juízo Único de Itacajá (TJTO). Ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil local.

Na noite de terça (17), no km 85 da BR-135, em ItapecuruMirim, uma fiscalização de trânsito encontrou um passageiro de 36 anos com mandado de prisão expedido pela Vara da Família de Timon (TJMA) por dívida de pensão alimentícia. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

Na quartafeira de cinzas (18), por volta das 23h50, no km 300 da BR-226, em Barra do Corda, a PRF abordou um veículo cujo condutor, 39 anos, tinha mandado de prisão preventiva, expedido em novembro de 2025 pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, pelo crime de homicídio qualificado. O preso foi apresentado à Delegacia de Plantão.

A quinta prisão ocorreu na madrugada de quinta (19), novamente no km 14 da BR-135, em São Luís. Em abordagem a um veículo de carga, foi localizado um homem de 21 anos com mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara de Camapuã (TJMS) por estupro de vulnerável. Ele era procurado desde agosto de 2025 e foi apresentado na 12ª Delegacia de Polícia Civil de São Luís.

As capturas evidenciam a ação integrada e a continuidade da fiscalização da PRF, que, além de promover a segurança viária durante o período festivo, contribuiu para a retirada de foragidos das ruas e o cumprimento de decisões judiciais.