Desde 13 de janeiro, integrantes da Polícia Militar do Tocantins foram convocados pela Força Nacional do Ministério da Justiça para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência humanitária na região serrana no Rio de Janeiro. Ao todo, são 16 policiais tocantinenses que estão em Teresópolis (RJ).
A região foi devastada por chuvas e deslizamentos, causando a morte de 844 pessoas conforme o último levantamento divulgado ontem pela Defesa Civil do Rio.
Segundo o 1º tenente Adão Pereira dos Santos, comandante do pelotão da PM que está acompanhando a missão, os integrantes estão sendo mobilizados para atuar nas diversas missões por um período de um ano. As missões desempenhadas na cidade em Teresópolis, conforme o tenente, são na defesa das pessoas e integridade do patrimônio, através de patrulhamento nas áreas afetadas pelas enchentes e desabamentos. Além disso, o grupo acompanha a distribuição dos donativos à população, apóia o Corpo de Bombeiros nas buscas aos desaparecidos e contribui na recuperação da área urbana destruída.
A Força Nacional trabalha em apoio às instituições de segurança estaduais em momento de crise e sob coordenação das secretarias de Segurança Pública. "Estamos trabalhando nas áreas mais afetadas em Teresópolis. Os policias trabalham em regime de escala de segunda a segunda. Somente à noite têm as folgas", disse Santos. O comandante ressaltou que os policiais estão alojados na base de barracas próximo a Prefeitura de Teresópolis. Todos recebem alimentação em restaurantes e diárias. Nesse período, além dos policiais operarem na missão no RJ, receberão curso em Brasília na Academia Nacional de Polícia e no Batalhão Escola. "O curso será distribuído por turma durante esses 12 meses. Vamos dividir, uns trabalham e outros estudam. Todos irão receber o curso para capacitar melhor os nossos policiais”.
Fonte: Fernanda Dias/JT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.