O Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) divulgou dados informando que o Tocantins é o terceiro maior produtor de peixe da região Norte do país, com 32 colônias de pescadores, agregando 6,1 mil pescadores. O Estado perde apenas para Amazonas (1º) e Rondônia (2º).
Para intensificar as atividades do setor, a subsecretaria de Aqüicultura e Pesca da Seagro (Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins) desenvolveu um plano de ação com projetos voltados para o fortalecimento da pesca.
Entre eles estão os incentivos para revitalizar as unidades de processamento de peixe, estruturação e organização da cadeia produtiva com integração entre os pescadores do Estado e a implantação de tanques-rede de forma sustentável, com tecnologias adequadas.
“A meta do Governo é criar alternativas para que os pescadores possam trabalhar de forma organizada”, justifica a diretoria de Pesca da Subsecretaria. O novo modelo integra aspectos social, ambiental e econômico, com tecnologias inovadoras para o setor pesqueiro, além de promover o desenvolvimento de políticas e diretrizes para impulsionar a produção e comercialização.
“A expectativa é envolver todos os órgãos, ambientais, secretarias e a iniciativa privada para que juntos desenvolvam ações de melhorias da produção de peixe no Tocantins. As atenções são voltadas para a capacitação de técnicos, pescadores, ribeirinhos, piscicultores, assentados, quilombolas e indígenas”, informa a Seagro.
Fonte: Seagro
A maioria não é pescador coisa nenhuma. Os presidentes de colônias de pescadores cadastram qualquer um como pescador, para receber dinheiro do governo federal na época da piracema. Em troca, isso rende votos e até uma pontinha da grana. A nossa colônia está cheia desse tipo de pescador. Pode ser que algum dia o MPE descubra isso e dê um jeito de mandar para a cadeia os tais presidentes-políticos-ladrões.
ResponderExcluir