Em nota enviada para a imprensa, na tarde desta segunda-feira, 31, o governador do Tocantins, Siqueira Campos, declarou que não concorda com o anúncio feito pela empresa distribuidora de energia do Estado, Celtins, de cancelamento da tarifa social.
O benefício é dado a famílias de baixa de renda e oferece descontos na conta de energia, mas a Celtins informou que vai cancelar a tarifa para as pessoas que perderam o prazo de recadastramento.
Para o governador, "a ausência de uma ampla divulgação dos novos critérios para o recebimento da tarifa social é um desrespeito à população pelo curto prazo que as famílias beneficiadas têm para fazerem o recadastramento exigido pela empresa".
Siqueira marcou para o dia 8 de fevereiro uma reunião com os diretores da Celtins e representantes do governo para tentar solucionar o problema. O governador informou ainda que a empresa não poderá cortar o fornecimento de energia elétrica e ainda terá que realizar estudos baixar os preços e dar prazo de um ano para a população fazer o recadastramento.
Leia nota na íntegra:
Nota à Imprensa
Sobre o anúncio feito pela Celtins, de cancelamento da tarifa social, o Governador Siqueira Campos não concorda com a medida anunciada inesperadamente e entende que a população não pode ser prejudicada, principalmente as famílias que necessitam deste benefício.
Para Siqueira Campos, a ausência de uma ampla divulgação dos novos critérios para o recebimento da tarifa social é um desrespeito à população pelo curto prazo que as famílias beneficiadas têm para fazerem o recadastramento exigido pela empresa (final de fevereiro), que diz cumprir determinação da ANEEL.
Para solucionar o problema, o governador marcou para o dia 8 de fevereiro próximo uma reunião, para a qual estão convocados os diretores da Celtins e representantes do Governo, quando serão esclarecidas as questões referentes à tarifa social e ao recadastramento anunciado, bem assim para o exame da planilha de custos da empresa, para a redução das tarifas, isto é, dos preços da energia de uma forma geral, para aliviar a carga pesada sobre os consumidores das cidades e do meio rural.
Siqueira Campos antecipa que a empresa não poderá cortar o fornecimento de energia elétrica e ainda terá que realizar estudos para baixar os preços cobrados da população e dar um prazo de um ano para que as famílias beneficiadas com a tarifa social possam se recadastrar e adequarem-se às novas regras apresentadas pela Celtins, obedecendo a ANEEL, sem ouvir o Governo do Estado.
O prazo de um ano também servirá para que a empresa faça um levantamento de quantas famílias serão atingidas com esta medida e em que situação e local vivem.
O governador está extremamente preocupado com as milhares de famílias que podem ficar sem este benefício e exige respeito a esta faixa da população já tão sofredora com as privações que lhes são impostas pela baixa renda familiar.
Assessora de Imprensa do Governador Siqueira Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.