Banner Topo

terça-feira, 1 de março de 2011

SERRA PELADA: GARIMPEIROS INADIMPLENTES AINDA TEM CHANCE DE RETORNAR

De acordo com o diretor Jurídico da cooperativa, Jairo Leite, o quadro social está passando uma revisão e até o momento já foi constatado que cerca de 26.500 cooperados estão em dia com suas obrigações.
Diretores da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada reforçaram notícia já veiculada dando conta de que, por um erro de redação na Portaria 05/2011, publicada no Diário Oficial do Estado, foi veiculada a informação de que 40 mil garimpeiros seriam desligados da entidade, porque estariam devendo mensalidades.
De acordo com o diretor Jurídico da cooperativa, Jairo Leite, o quadro social está passando uma revisão e até o momento já foi constatado que cerca de 26.500 cooperados estão em dia com suas obrigações.
Entretanto, ainda segundo Leite, os inadimplentes têm até o dia 15 de março para se regularizarem e isso já está acontecendo. “Cremos que, ao fim do prazo concedido para a regularização, cerca de 38.500 garimpeiros estarão com a situação regular diante da Coomigasp”, afirma ele.
Indagado sobre se haverá casos de anistia da dívida, Jairo Leite afirmou que aqueles cooperados que estiverem doentes ou absolutamente impedidos financeiramente de quitar as mensalidades atrasadas terão a dívida perdoada. Porém, para isso, terão de comparecer às delegacias da entidade e expor a situação.
O diretor jurídico da Coomigasp calcula que cerca de 6 mil garimpeiros ficarão desligados da cooperativa ao final do prazo. “Mesmo assim, eles só serão desligados definitivamente caso essa medida seja aprovada pela assembléia-geral”, lembrou.
SERRA PELADA
Jairo Leite, que estava acompanhado de outros diretores da cooperativa e falou em nome do grupo, esclareceu que atualmente a Coomigasp é a entidade oficial que representa os garimpeiros que trabalharam em Serra Pelada na década de 1980.
“Hoje a Cooperativa é quem detém, com exclusividade, o direito de explorar a lavra de 100 hectares em que está localizada a cava em que funcionou o maior garimpo a céu aberto de mundo”, garantiu Jairo, mostrando documentos emitidos pelo Ministério das Minas e Energia (MME) que comprovam o que diz.
Segundo ele, a Coomigasp também detém a posse de outros 823 hectares em Serra Pelada, totalizando quase mil hectares. “Desses, apenas 100 hectares estão sendo explorados pela mineradora canadense Colossus”, explicou Jairo Leite.
Acerca de outras cooperativas de garimpeiros que hoje estão instaladas em Serra Pelada, ele afirmou que reconhece a legitimidade destas, pois todas têm Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), “mas a atuação delas se dá em áreas distintas, não na área sob a responsabilidade da Coomigasp”.
“Então, torno a dizer: legalmente, a única representante dos antigos garimpeiros que trabalharam em Serra Pelada, no auge da exploração do ouro, ou seus beneficiários, é a Coomigasp. Temos documentos que provam o que estamos dizendo. Nossa diretoria foi escolhida em eleição legítima”, afirmou Jairo, anunciando que no próximo dia 9 de março, a Coomigasp realiza uma pré-assembléia em Marabá, onde reunirá também garimpeiros de São Domingos do Araguaia, Xinguara e Novo Repartimento.

Um comentário:

  1. Marco Antonio Do Rosario Matricula 3003 estou em atraso com minha mensalidades como devo agir

    matricula 3003
    cpf 252-501-082-53
    resposta para< hermanocristo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.

Eletro_Posto_Marisilva