Banner Topo

terça-feira, 22 de março de 2011

POLICIAIS MILITARES DO AMAZONAS ATIRAM COVARDEMENTE EM ADOLESCENTE

Vídeo mostra PM’s humilhando, agredindo e atirando em jovem acuado contra um muro, no bairro Amazonino Mendes, Zona Norte de Manaus.
As imagens obtidas com exclusividade pela Rede Calderaro de Comunicação mostram policiais militares da Força Tática, humilhando, agredindo e atirando contra um adolescente de 14 anos. O crime foi na madrugada do dia 17 de agosto de 2010, no final da Rua 50, no bairro Amazonino Mendes, Zona Norte.
O vídeo foi feito por uma câmera de segurança particular e, há pouco mais de um mês, foi entregue à reportagem do acritica.com, que iniciou uma investigação compartilhada com a TV A Crítica.
A investigação chegou ao adolescente de 14 anos, que aparece no vídeo sendo acuado e baleado. Apesar de ter levado três tiros de pistola PT.40, ele sobreviveu, mas fugiu do bairro com a família por medo dos policiais.
As imagens e os dados obtidos na apuração foram entregues ao Ministério Público Estadual (MPE) e virou uma investigação coordenada pelo Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Cao-Crimo).
A família do adolescente ingressou no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita) e deixaram o Amazonas.
COMO ACONTECEU
Na madrugada de 17 de agosto de 2010, policiais militares da Força Tática (FT) se dirigem ao final da rua 50, no bairro Amazonino Mendes, Zona Norte de Manaus. Eles param as pessoas que passam pelo local, vasculham bueiros, invadem quintais, procuram algo. Toda a  ação é filmada por uma câmera de vigilância.
De repente, um dos cinco PM’s analisa minuciosamente uma arma, que é passada a outro policial. Surge um garoto de camisa vermelha e bermuda clara. Começa a sessão de violência e tortura psicológica.
O garoto tem um cordão e uma pulseira arrancada na marra, leva um soco, é cercado pelos policiais que sacam suas pistolas. Ele fica acuado entre o muro e os PMs. Uma arma é apontada para seu rosto. O menino empurra o cano do revólver e se encolhe com medo. Ele chora muito enquanto  um dos soldados volta a mantê-lo na mira. O PM se aproxima, olha para os lados, aponta e atira.
O tiro de pistola PT.40 é à queima-roupa e atinge o menino na barriga. Ele tenta fugir da mira do PM, que o segue e atira novamente.
Mesmo baleado duas vezes o adolescente ainda se mantém de pé, atordoado. Quando o policial se preparava para dar um tiro de misericórdia, surge um outro PM que atira entre o soldado e o garoto ferido. Os dois policiais discutem, os cachorros da vizinhança latem, os moradores escondidos se esgueiram para assistir a cena.
Um terceiro tiro é dado e o adolescente é empurrado mais de cem metros até as viaturas 1667 e 1668 da FT estacionadas na rua 1. No caminho o garoto perde as forças e senta no meio da rua 50.
Ele é encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, a poucos metros dali, onde é internado.
No dia seguinte, A CRÍTICA vai ao local e apura a versão dos policiais. O sargento Hércules Duarte, subcomandante da Força Tática do CPA Norte, alega que o garoto era “soldado do tráfico” e que seus subordinados atiraram para se defender, pois haviam sido recebidos a tiros.
‘Milagre’
O adolescente de 14 anos sobreviveu aos três tiros e voltou para casa após dez dias de internação. “Meu filho teve parte do pulmão perfurado e passou por cirurgia. Foi um milagre não ter morrido”, lembrou a mãe dele. Com medo da polícia, a família se mudou.
“Possivelmente esse jovem deu muita sorte. Os tiros pareceram ter entrado na base do tórax em direção ao abdômen e devem ter lesionado estrutura de pouca importância, porque se pegam a veia cava ou aorta abdominal, possivelmente ele teria uma brutal hemorragia no mesmo instante e não chegaria a ser transportado vivo”, explicou o cirurgião e médico legista Mario Vianna.
Assistam as cenas forte no vídeo abaixo:
Fonte: A critica.com

6 comentários:

  1. Infelizmente ainda existe na corporação policial policiais mau preparados que não sabem agir em determinadas situações e praticam estes tipos de crimes. Isso é uma vergonha para nosso país. O policial que deveria dar exemplo que não é nenhum leigo em leis ou será que é?

    ResponderExcluir
  2. isso e uma vergonha agora q estao vendo como esses policias sao inadequados para ser policiais nao e a primeira vez eles sempre fazem isso os policias do 14 alguns sao bandidos principalmente so apelidos q eu sei batatinha macaquinho e outros policiais civis trabalha neste caso

    ResponderExcluir
  3. SOU CIDADÃO DE SÃO PAULO INFELISMENTE TEM ESTES TIPOS DE POLICIAS, PRECISA DAR UM FIM NISTO MANDA ELE PRA CÁ ELE BOM VEM CONVERSAR COMIGO SEU POLICIAL SAFADO SÓ COM ARMA EM PUNHO NÉ NA MÃO VC É UM TREMENDO NÃO DA UM VEM QUE TE QUEBRO TODO SEU SAFADO TEM QUE ENCONTRAR ESTES CARAS DA POLICIA NÃO PODE FICAR ASSIM NÃO TEM QUE ACABAR COM ESTAS TRANQUEIRAS DENTRO DA CORPORAÇÃO. CLAUDIO DE SP

    ResponderExcluir
  4. sou pai e vi isto indignado a palavra a estes bandidos é covardes

    ResponderExcluir
  5. ja fui pm de pernambuco; o corporativismo e muito grande dentro da corporaçao, a certeza da ipunidade faz desses bandidos fardados fazer essas barbaridades isso tem que acabar, vamos tirar esses coroneis detrais dos birror para fiscalizar esses maus policiais, esperamos que esses comandantes nao sejam podres como a maiorias da policia brasileira.

    ResponderExcluir
  6. covardes sem carater no minimo tavan passando fome , pois alegam que ganhan pouco.

    ResponderExcluir

Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.

Eletro_Posto_Marisilva