Banner Topo

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PREFEITURA DE TOCANTINÓPOLIS INICIA CONSTRUÇÃO DE “REDUTORES DE VELOCIDADE” PRÓXIMO AS ESCOLAS

Redutor de velocidade”, esse é nome que o veterano Secretário de Obras Senhor Darcyzinho nos informou se chamar um mini quebra molas que estão sendo colocados na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente à Escola Paroquial Cristo Rei, e outro na frente da Sede do PROCON. A colocação dos Redutores de Velocidade conforme o secretário Darcyzinho nos contou é para a prevenção de acidentes de trânsito naquele local em frente à escola. 
Perguntado se também iriam ser construídos outros “Redutores” nas proximidades das demais escolas do município, ele respondeu que tudo depende do pedido que fizerem junto a ele e a Prefeitura Municipal, mas, que de inicio será somente naquele local. Perguntamos também ao Senhor Secretário se não seria mais interessante colocar as chamadas tartaruguinhas, ele respondeu que o custo seria muito alto e que a prefeitura até o momento não dispunha de recursos financeiros para este tipo de obra.
Darcyzinho mentor dos Redutores
Muitos proprietários de veículos e motocicletas não gostaram da idéia, e um nos falou, “porque não faz logo dos grandes, esse pequeno, para os mais despercebidos com certeza vai ser uma arapuca para quedas de nós motociclistas”.
 Na verdade a iniciativa é uma boa maneira de se tentar diminuir os freqüentes acidentes de trânsito que vem ocorrendo em Tocantinópolis, dificilmente passa-se um final de semana sem um acidente ocorrido por causa de excesso de velocidade ou por ingestão de bebidas alcoólicas combinados com volante. E neste local onde está sendo colocado esse chamados "redutores" é muito perigoso por causa das duas escolas que tem nesse trecho que é a Escola Paroquial Cristo Rei a primeira beneficiada e mais na frente a Escola Estadual Pio XII que dias atrás noticiamos um acidente por excesso de velocidade turbinado com álcool aqui neste mesmo site.  

16 comentários:

  1. A iniciativa é boa, porém para motos e até mesmo carros e bicicletas este modelo de redutor de velocidade, pode causar outros acidentes, mesmo sem está alcolizado ou em alta velocidade.

    ResponderExcluir
  2. Toda medida que visa prevenir acidentes e mortes é salutar e merecem elogios, contudo, devem ser aprovadas por órgãos fiscalizadores e implementadas em outras localidades para avaliar realmente seu benefício. O Sr. Darcyzinho é pessoa experiente no ramo e acredito que sabe o que faz, por isso acredito no potencial de seu trabalho, sobretudo no compromisso com a sociedade tocantinopolina. Esses dias passei sobre os "redutores de velocidade" e achei diferente essa iniciativa, posto que nunca vi em outros locais. Apesar da pequena largura e altura, achei sem inclinação e isso me deixou em dúvidas quanto a segurança dos desavisados e despercebidos, principalmente em motocicletas, pois, quem bater ali em velocidade moderada e não tiver atento pode perder o controle do veículo e ralar a pintura do corpo. Ao passar por ali o veículo se chocar contra o obstáculo. O "redutor" deveria ser um alerta ao motorista e não um ponto de impacto. Quero deixar claro aqui que minhas colocações são no intuito de alertar que acidentes naqueles pontos podem ocorrer em detrimento da saliência acentuada da barreira, por isso, os gestores devem atentarem-se para uma boa e eficiente sinalização do local com materiais próprios para evitar futuros processos judiciais por danos.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sabendo que os tais redutores de velocidade que a Prefeitura está fazendo são verdadeiras calçadas no meio da rua e que uma cadeira de rodas não passa sobre eles. Além de não poder andar pelas calçadas, porque não tem rampas, agora os cadeirantes também não poderão mais andar pelas ruas. Estão presos os coitados. Para reduzir os custos, não é preciso sacrificar uma parte da população nem quebrar os carlos, que não foram feitos para subir em calçadas. Em se confirmando essa situação, acionaremos o Ministério Público Estadual para por freio na insensibilidade e na incompetência do governo municipal.
    Reiginaldo Sales

    ResponderExcluir
  4. Reginaldo Nascimento
    trafegando pela av. nossa de fatima,enfrente a Escola Cristo Rei no dia 01/02/2010, estavam por lá os funcionários da prefeitura municipal de tocantinópolis, e seu seu secretário de obras Darcizinho... estavam escavando a rua, no momento pensei que seria uma obra qualquer,no entanto entrei pela contra mão e esperei os carros e motocicletas passarem e seguir viagem. já no dia seguinte como quase todos os dias retornei pelo mesmo trajeto, e logo vi carros caminhões e motos, alguns tem que parar para subir no obstáculo, que mais parece um "meio fui" ao me aproximar constatei que se tratava de um quebra molas, CADEIRANTE tentei passa por sobre o mesmo e não conseguir pessoas indignadas com tal, esbravejavam denuncia ao ...MP, porque dessa forma não tem como Você passar....diante do fato, é facio constatar que pessoas com deficiência físicanão tem codição alguma de passar no local, agora alem de ruas esburacadas e calçadas cem rampas, agora com esse redutores de velocidade que acho louvável a construção de tal, mas que de forma nenhuma agredir ou fira os direitos das pessoas com deficiências físicas.....
    ou de qualquer outro cidadão...

    ResponderExcluir
  5. Parecem mais paralelepípedos do que quebra-molas ou redutores de velocidade. A prefeitura tem que tomar alguma posição ou irá sofrer as conseqüências dessa obra que não está agradando a condutores e cadeirantes, aliás, a vida deles já é fácil e com essa agora se tornará mais agradável.

    ResponderExcluir
  6. Estamos lutando pela inclusão social, só se fala em acessibilidade,mas nos deparamos com obstáculos intransponíveis, quando se trata de cadeirantes, feitos por quem deveria conceder o acesso a quem dele necessita.Tenho certeza de que o sr secretário fará uma reflexão sobre tal situação e resolverá o problema, tanto de velocidade quanto dos cadeirantes. Parafraseando Paulo Freire
    "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que num dado momento a tua fala seja a tua prática".

    ResponderExcluir
  7. Sem querer tirar o mérito de quem o detém, esclareço alguns pontos: Desde ontem, dia 02/02, quando eu passei na Avenida, além do redutor de velocidade já haviam as rampas para os cadeirantes. Pode ser que no primeiro dia nao estivessem lá, mas desde ontem estavam, tanto na calçada da igrejinha, quanto no canteiro central da avenida, onde tem dois acessos. Em relação à obra ser iniciativa do Sr. Darcizinho, cumpre-me esclarecer: Beatriz G. Oliveira é minha filha, tem 09 anos e estuda o 5º ano na Esc. Cristo Rei. Candadita ao cargo de Presidente do Governo Estudantil 2011, do turno matutino,fez, entre outras, a promessa durante a campanha de tentar interceder junto à Prefeitura para que fosse feita a instalação dos redutores de velocidade. Era assim que ela se referia a eles em seu discurso. No dia 27 de janeiro estivemos na Prefeitura e o Prefeito nos disse que já pretendia fazer os redutores, mas com a iniciativa e promessa de Beatriz, o faria tão logo retornasse da posse do Dep. José Bonifácio. Na sexta, dia 28/01, protocolamos, juntamente com a escola, o ofício solicitando a obra, pedindo, inclusive, que tal medida se estendesse para as demais instituições de ensino, visando a garantir a proteção e segurança dos estudantes da cidade, direitos previstos inclusive no ECA. Agredecemos à Prefeitura pelo atendimento ao solicitado, e se a medida nao agrada a todos, esperamos que sejam feitos os ajustes necessários, mantendo-se a idéia da proteção à criançada.

    ResponderExcluir
  8. No passado, havia quebra molas em varios pontos da cidade, que foram retirados e nada foi instalado em substituição. A velocidade de 40 km/h nas ruas do centro, inclusive em frente às escolas é um risco às crianças que transitam ali,pois muitas vão sozinhas à escola, sem o acompanhamento de adultos. O risco de acidentes é alto, pq os motoristas nao respeitam os limites de velocidade, nem a proximidade das escolas. Medidas como essa merecem reconhecimento, quando o verdadeiro objetivo nao é dificultar a vida dos motoristas, e sim garantir proteção e segurança aos pequenos pedestres. Penso que seria interessante se houvesse faixa de pedestre no meio da Praça Darcy Marinho, onde os idosos atravessam para ir ao banco, e inclusive, na administração anterior, enviamos ofício (em nome das Delegacias da Infância, Adolescencia e Idoso) solitando instalação de faixas em frente às escolas e na Praça,mas nada foi respondido.

    ResponderExcluir
  9. Realmente os obstaculos tem altura e comprimento incomuns, mas entendam que se a velocidade maxima da avenida for obedecida e a atenção a sinalizção for mantida nada de mal pode acontecer. Os obstaculos estão sendo perfeitamente colocados um vez que o fluxo automobilistico vem se elevando em nossa cidade. Criticar uma ideia é facil, o dificil é sugerir melhoras e isso poucos fazem, concordo com a instalação desse e de outros obstaculos se os mesmos visarem garantir a segurança das crianças que sem duvida alguma é pelo que devemos zelar. Ultrapassar o obstaculo leva menos de 5 segundos, não cansa, retirar por pura ignorancia ou falta de consciencia de alguns? Aos cadeirantes que estão ilhados ou presos em suas casas por causa de 1 ou 2 obstaculos instalados em uma avenida, acessos ou pequenas rampas foram construidas nas laterais dos mesmos para facilitar o trajeto. Entendam que o sacrificio vale a pena, e que se a maioria é resposanvel e obedece o espaço escolar, a minoria pode nao ser, melhor colocar agora do que depois de um acidente mais grave, melhor prevenir que remediar. Grato a todos.

    ResponderExcluir
  10. Parabens ao prefeito pela iniciativa, deixa quem quiser falar mau, respeitaram as crinças da Escola querendo ou não.kk

    ResponderExcluir
  11. Algumas pessoas foram precipitadas em seus julgamentos. Confesso que cheguei a pensar de maneira parecida, mas quero me redimir por tal e em seguida parabenizar a iniciativa da aluna Beatriz, desejando que o seu exemplo seja seguido por muitas outras crianças.Também não poderia deixar de congratular-me com o secretário Darcy, pessoa que muito prezo,pela realização desse projeto, que diga-se de passagem,demorou.Já houve acidentes gravíssimos naquele local e ninguém nunca havia tomado providencia. Novos tempos.È isso aí, prefeito Fabion.

    ResponderExcluir
  12. É MUITO PREOCUPANTE QUANDO A SOCIEDADE, AQUELES QUE SE DIZEM CIDADÃOS RECLAMAREM PORQUE TERAM QUE REDUZIR A VELOCIDADE DE SEUS VEÍCULOS EM FRENTE A UMA ESCOLA. CHEGA A SER IMORAL.

    ResponderExcluir
  13. O que será de nossas crianças "o futuro do amanhã",se os adultos de hoje ficam indignados por terão que reduzir a velocidade de seus veículos enfrente as escolas que elas estudam .Acorda sociedade de Tocantinópolis!reclamar quando se está fazendo cumprir um dever.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que a reclamação não seja por ter obstáculos, ou redutores de velocidade em frente a escola, é a forma do redutor que é ruim, pois são quadrados, parecem esses meios fios colocados nas ruas, domingo (06/02) presenciei a queda de uma criança, que vinha na rua Diamante, e o pneu de sua bicicleta, simplesmente não subiu no tal redutor, ele caiu, e por sorte não se machucou, e o irônico é que logo atrás vinha o sr. Darcisinho com sua "netomovel"... e para piorar a situação foram feitos rampinhas próximo ao meio fio da Av.N.Sra de Fátima, onde quem passa são os motoqueiros apressadinhos...

    ResponderExcluir
  15. Acho um absurdo o egoísmo de alguns, que se queixam de um instrumento de proteçao, como quebra molas, por causa da reclamação de motoristas, que nao tem consciência moral para diminuir a velocidade em frente às escolas, obrigando crianças a tomar iniciativa como essa. Se todo mundo respeitasse as leis, as placas, nao seria preciso obrigar ninguém a reduzir a velocidade... Mas esse é o retrato da nossa cultura, da nossa educação. Os cadeirantes se acham perseguidos, e antes de aguardar o final da obra já botam a boca no mundo... Vamos observar antes de julgar? Parabéns ao prefeito, à escola, ao Darcyzinho, e aos motoristas que passam ali sem xingar a mãe do prefeito..

    ResponderExcluir
  16. É...ALGUMAS PESSOAS ACHAM E ATÉ PODEM ACHAREM ENGRAÇADO... OS TAIS REDUTORES, MAIS PESSOAS COMO O SR.ANIZIO... DA OFICINA EM CONVERSAS COM O MESMO NAO PODE TRAFEGAR MAIS COM SUA BICICLETA PELA AV. É LOUVÁVEL A CONSTRUÇÃO DE QUEBRA MOLAS.... VOLTO A REPETIR, MAS QUE NÃO FIRA O DIREITO DE PESSOAS E MAIS SENDO FEITO EM ACORDO COM A LEI...

    ResponderExcluir

Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.

Eletro_Posto_Marisilva