Banner Topo

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO TOCANTINS – MULHERES NO COMANDO

Nova Desembargadora Jaqueline Adorno
           O Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) escolheu, ontem à tarde, de modo unânime, a nova diretoria para o biênio 2011/2012. A nova presidente da corte será a desembargadora Jacqueline Adorno, 45 anos, que assume o cargo em fevereiro de 2011.
Dos 12 desembargadores do TJ, apenas dois, aqueles que nunca tinham sido presidente, poderiam concorrer ao posto. Assim, a lista contava apenas com Jacqueline e Bernardino Luz. A votação foi por cédulas manuais.
Além disso, o desembargador Bernardino, atual corregedor-geral da Justiça, desistiu de concorrer ao cargo no momento da votação. Ele fez questão de deixar claro que o posto de presidente era Jacqueline por merecimento, pois ela está há mais tempo no órgão.
Luiz Gadotti
A eleição ocorreu com 11 desembargadores. O ausente foi Antônio Félix. O próximo vice-presidente será o desembargador Luiz Gadotti. Já o posto de corregedor-geral ficou com o desembargador Carlos Souza.
A presidente eleita do Tribunal já foi vice-presidente do TJ no biênio de 2003/2004.
Após ser eleita, Jacqueline falou da importância de continuar o projeto da atual administração à frente do órgão. “Durante esses dois anos o Tribunal vai continuar avançando e prestando serviço de qualidade à população. Minha prioridade imediata após assumir, é implantar e efetivar o processo virtual, uma meta nacional que o Poder Judiciário do Tocantins não pode ficar fora. Temos que dar essa seriedade, essa prestação de confiança, de segurança a sociedade”, disse.
DESEMBARGADORA
Ângela Maria Ribeiro Prudente
Antes da votação da próxima diretoria, os desembargadores escolheram a nova desembargadora da corte - a juíza Ângela Maria Ribeiro Prudente, 51 anos. A vaga estava aberta pela aposentadoria do desembargador José Maria das Neves.
O processo de escolha, que se arrastava desde 6 de maio deste ano, envolveu uma série de disputas internas, inclusive com alguns recursos ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ontem, a votação foi feita de acordo com a resolução nº 106 do CNJ, que traz as determinações da escolha por mérito.
Corregedor Geral
Ângela Prudente teve nove votos. No final, após fazer parte da lista tríplice, ela foi escolhida pela atual presidente da corte, desembargadora Willamara Leila. No total, 12 magistrados concorriam ao posto.
Durante a votação, os desembargadores descreveram por meio de análise o perfil dos candidatos, dados relativos a carreira, produtividade, desempenho, cursos especializados, aperfeiçoamento técnico, aspecto quantitativo e qualitativo da prestação jurisdicional.
Na lista tríplice, além de Ângela, estavam os juízes Maysa Vendramini Rosal e Gil de Araújo Corrêa. Foi à terceira vez que Ângela fez parte da lista tríplice, fator que acabou sendo decisivo para a sua escolha.
Na sua fala, a nova desembargadora ressaltou o amor e os ideais que tem pela profissão dentro do Poder Judiciário. Ela disse saber da responsabilidade e o compromisso durante os 20 anos de magistrado e destacou que dará a contribuição a população tocantinense.
“Quero trabalhar muito para que possamos levar uma justiça ao povo tocantinense, a justiça que merece”, ponderou.
NOVA PRESIDENTE DO TJ
Jacqueline Adorno, 45 anos, é natural de Anápolis-GO. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Especializou-se em Direito Penal e Direito Processual pela Academia de Polícia de Goiás. Começou sua carreira jurídica em 1990, no Estado do Tocantins, após ser aprovada no I Concurso para Promotor de Justiça do Estado. A partir daí, passou pelas seguintes comarcas do interior do Estado: Palmeirópolis, Paranã, Colméia e Porto Nacional. Em 1997, foi promovida à procuradora de Justiça, exercendo a 3ª procuradoria até 1999, ano em que assumiu a coordenação dos Centros Integrados do Ministério Público. Já foi eleita procuradora Geral de Justiça do Estado no biênio 2000-2001. Foi Vice-Presidente do TJTO no biênio 2003/2004 e também desempenhou funções no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, como juíza de eleições e suplente de corregedor.
NOVA DESEMBARGADORA
Ângela Maria Ribeiro Prudente, 51 anos, é natural de Goiânia (GO). Formada em Direito e Administração de Empresas e Administração Pública, pós-graduada em Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal e Processo Penal, Direito Constitucional e pós-graduada em Direito Público. Ela tomou posse na magistratura tocantinense em 29/09/1989. Foi juíza nas comarcas de Miranorte, Araguaína, Augustinópolis, Arraias, Paraíso do Tocantins, sendo removida para Palmas, onde é titular da Vara de Precatórias, Falências e Concordatas desde 17/04/1997. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e Diretora do Foro de Palmas.
Fonte: Fernanda Dias/JT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.

Eletro_Posto_Marisilva