Banner Topo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TOCANTINS TEM 124 MIL ANALFABETOS

Cruzamento de dados do comunicado n.º 66 do Instituto de Pesquisa e Econômica Aplicada (Ipea), intitulado Situação da Educação Brasileira: Avanços e Problemas, divulgado na semana passada, com informações da estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009, mostra que o Tocantins tinha 124.541 analfabetos no final de 2009.
Para chegar a essa conclusão, foram usados os dados de analfabetismo divulgados pelo Ipea, que apontam uma taxa de 13,5% no Tocantins, considerando as pessoas com 15 anos ou mais de idade. A taxa foi calculada com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE 2009 e, por isso usou-se a estimativa populacional daquele ano e não o resultado do Censo 2010.
A estimativa de 2009 mostrava uma população total de 1.292.051 habitantes, enquanto os maiores de 15 somavam 922.524 habitantes. Já o Censo 2010 mostra o Tocantins com 1.373.551 habitantes, o que representa aumento de 6,3% em relação à estimativa. O Censo 2010 ainda não divulgou a população por faixa etária, o que impede saber quantos habitantes o Estado tem com idade acima de 15 anos.
CLASSIFICAÇÃO
Na comparação com os outros estados do Brasil, com o total de 13,5% de analfabetos com mais de 15 anos, o Tocantins, conforme o ranking divulgado pelo Ipea, tem o 11º maior percentual de analfabetos. Na região Norte, o Tocantins é o segundo nessa marca negativa, só sendo superado pelo Acre, que possui 15,4% da população com 15 anos ou mais analfabeta.
O líder do ranking é o Alagoas, com 24,6%. No Brasil, a taxa de analfabetismo é de 9,7%. Desta forma, o Tocantins possui um percentual de analfabetos 3,8 pontos maior que a média nacional.
ESTUDO
Em relação à média de anos estudados pela população alfabetizada de mais de 15 anos, o Tocantins também não está numa boa posição. Com média de 7,3 anos por habitante, o Estado está na 14ª colocação nesse quesito, empatado com Acre e Mato Grosso do Sul. Na região Norte, o Tocantins somente está à frente do Pará, que tem uma média de 6,7 anos de estudos por habitantes com 15 anos ou mais. A melhor unidade da federação em anos de estudo é o Distrito Federal, com média de 9,6 anos por habitante na faixa etária do levantamento.
Nesse quesito, o Tocantins também tem números piores do que a média nacional, porém a diferença não é grande. No Brasil, a média de anos de estudo por habitante com 15 anos ou mais é de 7,5.
Fonte: Daniel Machado/JT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.

Eletro_Posto_Marisilva