Banner Topo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

NOTICIÁRIO DO MARANHÃO 25 DE NOVEMBRO DE 2010

MULHER "PAGA PRA VER" E FLAGRA MARIDO
SAINDO DE MOTEL COM TRAVESTI
Um caso inusitado chamou a atenção dos agentes da Polícia Civil, no Plantão central da Rffsa (Avenida Beira-Mar – Centro) no início da manhã desta quinta-feira. Uma mulher registrou queixa contra o próprio companheiro por ele a ter ameaçado de morte, após ser flagrado saindo de um motel, no Centro Histórico de São Luís, acompanhado de um travesti.
A confusão começou quando a mulher recebeu uma ligação anônima, dizendo o local onde o marido estaria com “a amante”. Como já vinha desconfiando da infidelidade, a esposa foi até o local informado e esperou para dar o flagrante. Depois de algum tempo na espreita, ela se deparou com a cena que considerou “inimaginável”. Revoltada por ter sido trocada por um travesti, começou a brigar com o companheiro, que teria apenas respondido: “você não pode reclamar de nada. Ele é mais carinhoso que você. E te aviso que se contar isso para alguém, eu te mato”.
O caso será apurado pela polícia no decorrer dos próximos dias. O nome do casal não foi divulgado para preservar as identidades.

POBREZA NO MARANHÃO: 64,6% DOS MARANHENSES
ESTÃO À BEIRA DA FOME, DIZ PNAD
Casa no Interior do Maranhão
Enquanto isso, o Estado tem um dos governantes mais ricos e poderosos do Brasil.
O Maranhão mais uma vez vai sair na frente quando o assunto é pobreza. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios – PNAD, que será divulgada no próximo dia 26, revelará que 64,6% da população maranhense vive o risco de passar fome.
O PNAD sobre segurança alimentar (2004/2009) diz que enquanto Santa Catarina, 85,2% estão dentro da faixa de segurança alimentar, no Maranhão esse “privilégio” se limita a 35,4%; metade da média nacional que é de 69,8%.
Para não dizer que onde não come um, não comem dois, o nosso vizinho estado do Piauí divide o mesmo prato, e são os dois únicos estados nos quais menos de 50% de famílias tem a garantia do que comer todos os dias.
Enquanto isso, parafraseando a coruja do compositor Josias Sobrinho, o povo piava no galho, com a fome espetada no olho…

MP REQUER INTERDIÇÃO DA DELEGACIA DE JOÃO LISBOA
Delegacia de João Lisboa
Os promotores de Justiça da Comarca de João Lisboa, Tarcísio José Sousa Bonfim e Maria José Lopes Corrêa, protocolaram uma Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão na qual pedem a imediata interdição e reforma da Delegacia de Polícia de João Lisboa. De acordo com os promotores, a delegacia não apresenta condições mínimas de segurança e salubridade. Comprovam a tese laudos do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, além das diversas fugas ocorridas, inclusive de presos de alta periculosidade.
A delegacia não dispõe de local adequado para banho de sol, sendo completamente fechada, com exceção das aberturas das grades frontais. Com isso, o calor é insuportável a partir das 10 horas, somando-se ao mau cheiro e à umidade. A fossa existente não atende à demanda de descarga e fica, constantemente, entupida.
Não existem, também, compartimentos adequados para mulheres e adolescentes nem lugar apropriado ou quantitativo de funcionários suficiente para acompanhar as visitas aos presos. Além disso, as instalações elétricas não oferecem qualquer segurança.
As celas também têm sérios problemas: não há ventilação adequada nem espaço para a realização de necessidades fisiológicas. Com a interdição da CCPJ de Imperatriz e da Delegacia de Polícia de Davinópolis, o problema da superlotação foi agravado, tendo a delegacia, atualmente, 46 presos em apenas três celas pequenas.
TAC - Antes da Ação Civil Pública, o Ministério Público tentou, por diversas vezes, encontrar soluções extrajudiciais para o problema. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado e, logo depois, houve a notícia de que a Secretaria de Estado da Segurança Pública faria a reforma da delegacia. Em diligência determinada pela promotoria, foi constatado que a obra teve início em outubro de 2009 e tinha previsão de término para março de 2010, o que não aconteceu.
Seis meses após a previsão de conclusão da obra, servidores do MPMA realizaram uma nova vistoria, constatando que a obra estava paralisada e inacabada. Além disso, os serviços realizados não atendiam aos padrões mínimos de qualidade e segurança determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Liminar - Os promotores de Justiça requerem que os custodiados na Delegacia de Polícia de João Lisboa sejam removidos para outras delegacias, preferencialmente de municípios próximos e que não sejam aceitos novos presos até que o Estado conclua, em 90 dias, a reforma na delegacia, em especial na carceragem, garantindo as condições mínimas de segurança e salubridade (respeitando as normas da ABNT).
Deverão ser construídos compartimentos separados para primários, reincidentes e mulheres, além da destinação de uma área apropriada para banho de sol e recebimento de visitas. O Ministério Público também requer a destinação de agentes com treinamento adequado para exercerem a função de carcereiros.
Os serviços de atendimento da delegacia deverão ter continuidade, visando não prejudicar a continuidade dos serviços oferecidos à população de João Lisboa. Em caso de não cumprimento das medidas, o MP requer a imposição de multa diária no valor de R$ 5 mil. (Rodrigo Freitas – CCOM/MPMA)
RECORD DE ACIDENTE EM SÃO LUIZ, FORAM 1.606 Em 2010
Trânsito de São Luiz
O número de acidentes registrados nas principais avenidas de São Luís em 2010 é aproximadamente três vezes maior do que em 2009. Até outubro, aconteceram 1.606 acidentes de trânsito, conforme levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De acordo com o relatório, a avenida Jerônimo de Albuquerque continua sendo a via com maior número de colisões. Excesso de velocidade e sinalização precária estão entre as principais causas de acidentes.
O número já é o maior registrado nos últimos três anos. Na avenida Jerônimo de Albuquerque aconteceram 491 acidentes. O número é quase o total de acidentes registrados em todas as avenidas da capital no ano de 2009, que chegou a 547 e próximo ao número de todos os contabilizados em 2008: 504.
Embora a Jerônimo de Albuquerque continue liderando o ranking das avenidas mais perigosas, a avenida São Marçal (antiga João Pessoa), que liga os bairros Outeiro da Cruz, Monte Castelo e Bairro de Fátima, foi a que apresentou o maior crescimento em percentual de acidentes de todas as avenidas da capital. Enquanto este ano ocorreram 95 acidentes, em 2009, este número não passou de 12, quase 10 vezes menos, se for levado em consideração que ainda faltam dois meses para findar o ano.
VIOLENTO
Ainda segundo levantamento do órgão, o mês de março foi o mais violento no trânsito, com 201 acidentes registrados, e outubro o que menos teve registros de colisões, com apenas 30 ocorrências.
Para muitos motoristas, a principal razão para o aumento vertiginoso no número de acidentes está relacionada ao excesso de velocidade e à falta de sinalização em trechos considerados com alta incidência de acidentes. A ausência de campanhas educativas permanentes e o grande número de veículos também seriam motivos para os acidentes.

PM PRENDE HOMEM ACUSADO DE ESTUPRO NA VILA MACEDO
Policiais militares prenderam, na noite dessa terça-feira (23), o elemento identificado por Jhames de Olinda Silva, 24 anos, morador da Rua 15, casa 6, Vila Macedo, periferia de Imperatriz.
Os militares prenderam Jhames em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça, através da juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, da Comarca de Imperatriz. Ele é acusado de um estupro na Vila Macedo.
Jhames foi conduzido ao Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, já que presos somente são recebidos na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) até as 18 horas.
Entretanto, durante a madrugada de ontem, os policiais de plantão chegaram a tempo de evitar uma fuga em massa de presos que se encontram em celas da Delegacia Regional.
Jhames Silva já tinha quebrado os cadeados da porta da ante-sala onde foi colocado e se preparava para abrir as celas quando foi surpreendido pelos agentes. Ontem pela manhã, foi feita uma revista nas celas e Jhames de Olinda Silva foi imediatamente transferido para a CCPJ, por medidas de segurança, onde ficará aguardando pronunciamento da Justiça.
A Polícia está investigando a possibilidade de Jhames de Olinda ter cometido assassinatos na Vila Macedo. Pessoas da Vila Macedo denunciaram que Jhames de Olinda era um verdadeiro terror naquele bairro.
No mesmo mandado de prisão de Jhames de Olinda Silva, foi decretada a de Kevin Dias da Silva, 19 anos. Kevin foi preso por porte de arma e constatado que havia mandado de prisão em seu desfavor.

DECOP PRENDE ACUSADOS DE HOMICÍDIOS EM SÃO LUÍS
Policiais da equipe de captura da Delegacia da Cidade Operária (Decop), em São Luís, prenderam, no fim da tarde dessa terça-feira (23), em cumprimento a mandados de prisão, os elementos Walberto Henrique Vieira Nunes, vulgo Amaral, e Rafael Lele Vieira, o Pelezinho. Ambos são primos e moradores na Unidade 101, Residencial São Paulo.
A prisão deles é resultado de um trabalho de investigação coordenado pelo delegado Edinaldo Silva, desencadeado por conta do homicídio que vitimou Diego André Pereira da Silva, crime ocorrido no dia 23 de outubro deste ano, no Viva da Cidade Operária.
Segundo a polícia, há cerca de oito meses, Pelezinho e Amaral assaltaram Diego, que depois se juntou com alguns amigos e foi à casa dos primos localizada no Residencial São Paulo, na Cidade Operária. Chegando ao local, não encontrando os acusados, disparou tiros contra a residência, no entanto não houve feridos.
Alguns dias depois, Pelezinho e Amaral, juntamente com Rayone Lino Penha Diniz (o Bob) - que já se encontra preso -, encontraram Diego no Viva da Cidade Operária, onde disparam contra ele nove tiros à queima roupa. Na ocasião, ainda atingiram uma menor com um tiro no rosto.
O trabalho de investigação dos delegados Ednaldo Silva e Valter Vanderlei identificou os autores do crime. Bob foi preso há cerca de 20 dias, após uma ação policial. Na noite da última quarta-feira (23), a polícia conseguiu prender a dupla Amaral e Pelezinho, próximo ao Socorrão II.
Segundo o delegado Valter Vanderlei, o elemento Walberto tem contra si seis processos, sendo três homicídios e três tentativas. "Eles (Pelezinho e Amaral) fazem parte de um grupo que atua na área do tráfico de entorpecentes, assaltos e homicídios que agem na Cidade Operária e que era liderado por Bob", enfatizou o delegado, ao informar que ainda há mais integrantes desse grupo a serem presos. "A polícia continua o trabalho de captura a esses indivíduos", finalizou o delegado.
Fonte: O Progresso, maranhão News, O Imparcial On-line 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.

Eletro_Posto_Marisilva