A delegacia de Tocantinópolis que sempre vive lotada de bandidos de todas as espécies, e que, de vez em quando acontecem fugas e tentativas mal sucedidas, vive lotada. Atualmente conta com 22 detentos espremidos entre eles. E estes, mesmo estando presos oferecem um perigo a mais para a sociedade tocantinopolina.
Os presos que lá se encontram, mesmo sem querer, estão de certa forma mandando um mau muito perigoso de dentro para fora.
Trajeto da água contaminada |
Trata-se do esgoto que eles produzem. Uma lama negra de pura merda que sai da fossa, que hoje se encontra literalmente cheia até a tampa e está vazando há vários meses contaminando aos poucos muitas pessoas, que despercebidos, não sabem de nada.
Essa água contaminada sai da fossa que está lotada, e ao que parece deve ter algum vazamento de água nos canos. Esta água imunda desce pela Rua Paraíba, fazendo a curva na Avenida Nossa Senhora de Fátima, novamente virando para a Rua Ceará, pegando um trecho da Avenida Brasil (Rua do Jupter Estofados) virando novamente para a Rua Sergipe, e desce até o Córrego Ribeirãozinho. Não adianta evitar aquela rua, a lama negra atinge uma grande quantidade da população que usa o córrego Ribeirãozinho para lavar roupa, por exemplo, e contamina as crianças que inocentes banham no ribeirão que já é contaminado por outros dejetos, muitos deles jogados pela Tobasa Bioindustrial.
PREFEITURA
Ofício encaminhado pela VISA |
Com certeza ao postar essa matéria, muitos dos anônimos que já são bastantes conhecidos pela maneira de escrever “criticar” a atual administração, irão colocar a culpa no Prefeito, ou até mesmo na Secretária de Saúde por meio da vigilância Sanitária do Município. Só que desta vez tomamos a frente e fomos procurar a VISA para saber se alguma atitude havia sido tomada, já que o problema vem acontecendo há meses. Eles nos repassaram cópias de dois ofícios de datas diferentes que foram encaminhados para a Delegacia de Tocantinópolis para que fosse tomadas providências quanto ao problema.
Tivemos informações através de um dos assessores do prefeito Fabion Gomes de que ele ainda não tinha tomado uma providencia porque não pode fazer qualquer obra na Delegacia, porque lá é um Prédio Público do Estado.
DELEGACIA
Ofício encaminhado por Gilmar |
Resolvemos então procurar a Delegacia por meio do chefe da carceragem senhor Gilmar Oliveira Ferreira, que nos informou ter realmente recebido os ofícios e ao recebê-los por duas vezes formalizou outros encaminhando para a Secretaria de Segurança Pública em Palmas. O ultimo datado de 07 de Fevereiro de 2011 comunicando a notificação da VISA quanto ao pedido de providências sobre a fossa séptica.
Gilmar nos informou ainda que conseguiu através da empresa EMSA o empréstimo do caminhão pipa deles para esvaziar a fossa. “O serviço foi feito pela manhã e a tarde já estava cheia novamente” contou o chefe da carceragem, o que reforça a tese de quê no local tem algum vazamento de água na tubulação.
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
Por várias vezes alguém de nossa “equipe de um homem só” gastou tempo e dinheiro em ligações tentando alguma informação por parte do Secretário João Costa ou mesmo do Subsecretário Djalma Leandro, mas, todas as tentativas foram esbarradas no “aguarde um minuto que vou ver se ele pode atender”, mais isso é perfeitamente compreensível. Como duas pessoas importantes como os dois são, iam querer dar explicações a um blog metido a site como o nosso! Agora com certeza se fossemos dos algozes da noticias de Palmas, teriam atendido as ligações com todo prazer, a audiência lá é maior, eles somente visam o lucro, fazem a vida ou a caveira de muitos políticos, e isso dá muito dinheiro, só que quem mexe com o social também consegui crescer, e o nosso pequeno Tocnoticias vem crescendo a cada dia que passa, e de uma maneira simples quase sem ter nada em troca, a não ser as ameaças anônimas que não nos atinge, porque sabemos que estamos fazendo a nossa parte como cidadãos.
VEREADORES
Faltava ainda sabermos se os nobres pares “que vivem bastante ocupados”, já estavam por dentro do assunto, e procuramos o presidente da casa de leis, Vereador Zullias Amoury que nos informou já terem conversado sobre o problema na ultima sessão do mês de fevereiro, e que nestas sessões do mês de Março iriam novamente procurar uma solução para o problema.
PRESOS
A água desce pelo corredor da cadeia |
Estes coitados vivem lá dentro o mesmo perigo, ou até mesmo maior do quê os que convivem aqui fora com a “lama negra” passando na porta das suas casas. Como diz a frase “cabeça vazia é oficina do diabo” os aprisionados como não tem o que fazer, vivem tentando escapar, cavando, cerrando grades, e outras tentativas mais, que já noticiamos várias vezes aqui neste mesmo site. Nessas tentativas de cavarem túneis ou as paredes, como os mesmos não têm onde esconderem a terra cavada livram-se dela jogando no vazo sanitário e dando a descarga o que contribuiu para encher mais depressa ainda a fossa séptica, que se encontra tão cheia que a água já está voltando pelo mesmo vazo sanitário e descendo pelo corredor da cadeia onde eles vivem.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Fossa séptica cheia na tampa |
Agora resta apenas esperar para vermos o que vai acontecer, o alerta já foi dado por nosso espaço na internet, esperamos que com a exposição do caso como estamos fazendo alguém tome uma providência o mais rápido possível para sanar o problema que é da sociedade geral como um todo.
Querendo, os donatários da cidade podem resolver o problema sim. O deputado do clã pode ter uma conversinha com o secretário de segurança do Estado. A solução do problema não requer tando dinheiro, basta cavar outra fossa e canalizar para lá os dejetos. Vamos lá, senhores nossos, a patuléia tá sofrendo. Continuando assim, é pirigoso eles se revoltarem. Prestem atenção no que está acontecendo com os ditadores do mundo árabe.
ResponderExcluirNosso intrépido blogueiro dá sinais claros de preocupação com os comentários que são críticos à "realeza" das terras do padre João. Em tom ameaçador, diz (nessa matéria) saber quem são os anônimos que mandam os comentários. Talvez isso não seja bom para o Blog, já q tenta inibir os internautas. É quase uma autosensura. Acredito na liberdade do blogueiro. mas ela parece não está completa ainda. Avante, meu amigo, quebre as últimas barreiras que lhe prendem.
ResponderExcluirO cuidado com dejetos escoando pela Avenida principal da cidade não é só da delegacia. Existe vários cidaãos que jogam agua de lavatórios pra rua. Basta a vigilância sanitária prestar atenção.
ResponderExcluirQuando um vizinho reclama, respondem que são amigos do prefeito.
Essa cadeia é desumana, um dia tive a infelicidade de visitar um preso e sai de lá completamente transtornado. Se o Estado não tem condições de prender com dignidade, que coloque os presos em liberdade.
ResponderExcluirlibertar criminosos nao é a solucao adequada amigo acima, pois se estao lá é porque nao tiveram um comportamento social aceitavel acredito que ficar com criticas desconstrutivas só nos mostra a ignorancia em que estamos com relaçao a nossa cidade, temos que buscar a solucao reunindo a populaçao junto com as autoridades, mais quem aqui ja foi em uma reuniao na camara dos veriadores?? em uma audiencia no forum? em um seminario em nossa universidade? os instrumentos estao ai vamos ao trabalho.. há sim vc nao tem tempo né?
ResponderExcluirass: D.A
Se nem o bloqueiro tem muito peito para enfrentar os mandatários da terra do Pe. João, levando a notícia com mais veemência.Imaginem se alguém da pobre massa sem voz e nem vez que não concorda com os desmandos dos gestores da coisa pública do estado e município colocaria explicitamente seu nome nesses comentários. Estamos longe da Líbia, mas perto da ditadura.
ResponderExcluirNa câmara dos vereadores só acontecem discussões de baixo nível, em busca da defesa de interesses pessoais e pautados na vontade do administrador municipal. Audiência no fórum não adianta, pq o que se decide lá o Executivo (governo) não faz pq alega não ter dinheiro (reserva do possível). Os seminários da universidade são pura perda de tempo, não levam a lugar algum também (FATO). E eu realmente não tenho tempo pra perder nessas "rodas" não, pq sei que não têm futuro mesmo. Infelizmente.
ResponderExcluirVê-se com clareza através dos comentários postados a razão de vivermos no atraso. Até parece que é só de órgãos públicos que escorre esse tipo de esgoto pelas ruas (e não estou defendendo ninguém!). Todo mundo critica, mas tô cansada de pegar copos plásticos, sacola, garrafas pet, e tudo mais que desce nas águas das chuvas e vem parar na porta do meu local de trabalho. A população brasileira é mal educada e merece o governo que tem. A reportagem só denunciou o que vem acontecendo e as providências tomadas até agora, ora quem quiser fazer melhor que crie então um blog ou site melhor, já que a cidade e entorno só tem esse. Fácil não?
ResponderExcluirEstamos longe da Líbia, mas perto da ditadura.[2]
ResponderExcluirNinguém pode calar a boca do povo!! Estamos aqui pra reivindicar e propor soluções.
Esperamos que os políticos tomem atitude e resolvam logo esse problema da lama negra que não é mais nojenta que a política da cidade.
Parabéns ao blog pela matéria!
Eu li atentamente todos os comentários e percebi que nós tocantinopolinos somos um bando de ipócritas....vejo cada um defendendo o seu unbico. Porque não trabalhar em comun-unidade, digo, pela vontade do povo e não dos mandatários. Pois é fato que até mesmo os que votaram nos que estão ai, não conseguem se quer falar, dirigir a palavra para eles, muito menos reclamar, reinvidicar, cobrar. O nosso olhar hoje em Tocantinopolis deve ser para um todo. Porque critícas destrutivas? Vamos contribuir reinvindicando com criticas construtivas, com idéias, soluções, paralisações. Quem cala! consente..... e o nosso povo sempre se calar para os ditadores e enganadores. Só se muda um pensamento de um povo; com atitude e coragem. Abaixo a ditadura....
ResponderExcluirO fato de fazermos exposição de nossos pensamentos e opiniões em relação ao péssimo cotidiano que vivemos, como os problemas ora citados, bem como a violência, o descaso dos órgãos gestores,em todas as esferas - municipal, estadual e, federal - não nos credita o direito de falarmos em ditadura, o que na verdade estamos longe de viver... O fato é que não temos formadores de opinião e, os que têm coragem de formular sua opinião se escondem atrás do anonimato. Temos que juntos, buscarmos um país melhor e, não apenas criticarmos, pois nós mesmos somos responsáveis pela ascensão dos políticos que hoje estão no cenário, nos representando... Sei do intuito do Blog - divulgação ampla das notícias sobre Tocantinópolis e região -, mas acredito que a missão do Cokim é tentar conscientizar a população que, elege que responderá pela administração pública.
ResponderExcluirEssa é para o anônimo do dia 28/02/11 às 11:44: Quanto li tua postagem fiquei tão indignado que deu vontade de te xingar todinho, mas não vou fazer isso, sabe porquê? Porque vê-se que tu nunca foste roubado ou passou pela mãos de um bandido, nunca teve um parente morto ou espancado por esse tipo de gente. Rapaz, tu vive em que mundo? não percebe que a marginalidade está tomando de conta da sociedade? Mas, contudo, já que está com tanta pena do sofrimento dos malandros, pois prefere que fiquem solto do que enjaulados, faz o seguinte: LEVA ELES PRA TUA CASA, DÁ LAZANHA E CHURRASCO PRA COMEREM E COLOCA PARA DORMIREM NA TUA CAMA, DE PREFERÊNCIA COM AR CONDICIONADO. Que tal?
ResponderExcluirTocantinópolis trata-se de uma cidade composta por pessoas preocupadas em defender interesses próprios. A cidade á um buraco, que vive graças ao salário dos funcionários públicos. Esse problema é só um dos vários que existem nessa cidade ridícula.
ResponderExcluirQuero ver o que o prefeito Fabion fará agora, visto que o mesmo apoiou Carlos Gaguim e não o Siqueira Campos, não bastasse isso, o seu irmão que mais parece um sapo( José Ruim faço), dizendo-se do mesmo partido do atual governandor, nem ao menos nos santinhos de campanha colocava o nome do mesmo. Grande palhaçada os dois fizeram, mas isso é só o reflexo da sociedade tocantinopolina. Continuem assim tocatinopolinos e o buraco que é essa cidade só aumentará.
Postado por Observador.
quanto ao comentario do amigo do dia 28 de fevereiro de 2011 15:10 ´ o seguinte nao é exibindo meu nome para assim se auto beneficiar dando uma de mocinho preocupado com oque ocorre aqui que vai reolver os problemas deixo no anonimato nao é pra esconder meu nome e outra coisa enquanto pessoas que axam de fala bem é ser culto mostra total idiotisse pois acreditar q nao tem soluçao e que os orgaos nao fncionam e deixar pra la isso sim é ter a cabeça voltata para o piiiiii temos q acreditar e correr atraz e lutar nada de se entregar seu fracooo
ResponderExcluirBom Tocantinópolis prescisa realmente de uma delegacia nova.ou fazer um presidio porque está cidades está cada vez mas cheia de bantidos e para que eles não fuja .hoje mesmo foi morta uma mulher quando fazia caminha porico nós cidadão não temos mas segura .estes bantidos eles estão tomando a cidade poriço tem que fazer alguma coisa.
ResponderExcluirAnônimo das 8:55, não é necessário servir lazanha e churrasco nem colocar ar condicionado para os presos, o importante é que pelo tenham um mínimo de dignidade. Coisa que não existe na cadeia de Tocantinópolis.
ResponderExcluirPra que dignidade se nem eles mesmos são dignos, de viver na sociedade. Se estão na situação em que se encontram e por puro merito deles 'D a ceza o Q é D cezar". tem que viver na merda onde escolheram ficar...
ResponderExcluirLugar de bandido e na Cadeia, seja na merda ou não, Deêm graças a Deus por eles estarem presos, ou os mesmos poderiam estarem roubando e matando, para sustentarem seus vicios malditos!!! Olhem para seus filhos façam alguma coisa, e não tenten jogar a bola pra frente pois ela também está em suas mãos!!!
ResponderExcluirnossa! a onde está o poder público desta cidade.É uma vergonha!!! não fazem nada por quê?
ResponderExcluire uma cidade sem leis ? onde tudo acontece,o povo reclama mas fica só nisso que vergonha
ResponderExcluire uma cidade sem leis ? o povo reclama e fica só nisso ,que vergonha
ResponderExcluir!