Uma comissão de idosos acadêmicos da UMA - Universidade da Maturidade, da UFT – Universidade Federal do Tocantins, pretende desenvolver parceria com a ADTUR – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, para atuarem como agentes de educação ambiental e turístico, nos diversos pólos de turismo do Estado. Na tarde desta quarta-feira, 12, entregaram o projeto “Meio Ambiente, Turismo e Envelhecimento Ativo” ao subsecretário do Turismo e presidente da ADTUR, Lucio Flavo Adorno.
Nos seis pólos da Universidade da Maturidade do Tocantins são em torno de 1300 idosos que, de acordo com a coordenadora Neila Osório, poderão ser capacitados através de oficinas temáticas, trabalhos de campo e inserção da disciplina na grade educacional. A intenção pioneira é oferecer um novo nicho de mercado para o segmento, desmistificando a fragilidade que se atribui ao idoso e proporcionando-lhes um aumento de renda.
A integração do idoso ativo ao setor turístico e de meio ambiente, umbilicalmente ligados, deverá criar imagem positiva e sustentável do Turismo, defendeu o vice-coordenador da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto. Exemplo de dignidade no envelhecimento estava na reunião: o barqueiro Raimundo Nonato, 78 anos, trabalha como transportador de visitantes e auxiliar na Ilha Canela, em Palmas. Citada também a experiência executada pelo Hotel Turim, da capital, onde idosos são acompanhantes amigáveis.
Na ocasião, o presidente Lúcio Flavo reforçou a importância da parceria com a UMA e do projeto de inclusão, considerando muito importante a oportunização desta interação do idoso a um novo trabalho. A coordenadora Neila Osório vai levar o projeto ao governador Siqueira Campos e está confiante com sua aprovação.
Neste dia 24 de janeiro, é comemorado o “Dia Nacional do Aposentado”, e no mês de novembro Palmas receberá a 10ª Jornada de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento da Amazônia.
Fonte: Olga Cavalcante/Ascom-Adtur
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.