Banner Topo

sábado, 1 de janeiro de 2011

SIQUEIRA CAMPOS TOMA POSSE PARA SEU QUARTO MANDATO NO TOCANTINS

Siqueira no momento do discurso
Aos 82 anos e entrando em seu quarto mandato de governador, José Wilson Siqueira Campos (PSDB) tomou posse hoje, 1º, como chefe do Executivo do Estado do Tocantins.  "Ninguém pode dizer que estou velho e que vou deixar de viver só porque estou com determinada idade", disse Siqueira em um dos momentos de seu discurso que durou exatos 31 minutos e 40 segundos. "Eu não quero errar, eu não tenho o direito de errar!", disse o governador em outro momento do discurso.
A solenidade de posse ocorreu na Assembléia Legislativa do Tocantins em sessão presidida pelo deputado estadual Júnior Coimbra (PMDB), eleito em 2010 para a Câmara Federal. Siqueira levou o texto do discurso em mãos, mas dispensou o documento para falar aos presentes sem consultar o que estava previsto. "Espero que nós correspondamos ao seu anseio, ao seu desejo. Estamos na base do respeito mútuo. De minha parte quero dizer que eu não tenho nada contra ninguém, não tenho nenhum sentimento de perda ou prejuízo. Eu não tenho tempo para pensar nessas coisas que não devem nos conduzir na vida. Não tenho do que me vingar, não tenho sentimento nem tempo para perseguir ninguém", afirmou o governador. "Eu vim para servir ao meu Pai e a forma de servi-lo é servir ao Povo", disse Siqueira Campos olhando para o alto e estendendo os braços para cima numa referência a Deus.
Da Assembléia Legislativa Siqueira Campos seguiu rumo ao Palácio Araguaia onde receberia a faixa de governador do ex-governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), mas sob tumulto a transmissão de faixa não ocorreu. Siqueira recebeu uma faixa de um dos beneficiados do programa Pioneiros Mirins.
Gaguim ficou aguardando para a entrega da faixa
"Eu quero falar sobre o ato da democracia. Foi desrespeitada a democracia. Ele (Siqueira) já pegou a faixa lá sem estar aqui. Estão todos aqui, o presidente da Assembléia Legislativa (AL), nossos deputados, nossos secretários para passar a faixa do Governo, que é o ato da democracia. Então isso aí nos deixa muito triste", disse Gaguim.
Siqueira estava no púlpito com uma faixa, enquanto Gaguim o aguardava no arco do Palácio Araguaia, com outra. A que Siqueira recebeu era de Raimundo Boi. Segundo a assessoria do novo governador, Siqueira esperava que Gaguim lhe entregasse a faixa no púlpito, como dita o protocolo.
O novo governador já deixou Palmas rumo a Brasília onde acompanhará a solenidade de posse da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). "Quem manda em mim não é o meu partido, mas meu povo", disse Siqueira referindo-se à posse da petista.


POLÊMICA
Deputada Solange Dualibe
A deputada estadual e primeira-dama da Capital, Solange Duailibe (PT), em entrevista após a posse do governador Siqueira Campos (PSDB), “lamentou” o episódio da não transferência da faixa de governador. Solange e seu marido, o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), aguardavam o governador Siqueira Campos, na porta do Palácio Araguaia, ao lado do ex-governador Carlos Gaguim (PMDB). Segundo ela, Siqueira teria se recusado a ir ao encontro de Gaguim para receber a faixa de governador.
“Foi um ato deselegante. É lamentável o que aconteceu. É uma falta de respeito com o ex-governador Carlos Gaguim”, afirmou à petista, acrescentado: “O governador Siqueira Campos poderia ter tido um ato de grandeza e receber a faixa das mãos do governador Gaguim, que estava o esperando”.
“Esse primeiro ato foi muito ruim, demonstrando um rancor. A gente ouve um discurso bonito na Assembléia Legislativa e, na hora que vem para a prática, vê que não aconteceu”, disse ainda Solange.
JOSI NUNES
Deputada Josi Nunes
A deputada Josi Nunes (PMDB), que era líder de governo de Carlos Gaguim garantiu que todos os momentos da cerimônia foram “acertados” entre as equipes do atual e do ex-governador. “É lamentável, é triste ver uma situação como essas. É uma contradição imensa do que ele [Siqueira Campos] pregou na Assembléia e do que ele fez aqui”, disse a deputada.
Para Josi Nunes, a atitude do governador na cerimônia de posse “demonstra que o governador não respeita as divergências, que é um princípio da democracia”. Contudo, a deputada, que agora é oposição, espera uma “postura diferente do governador com o seu grupo (oposição)”.
Segundo Josi Nunes, o ex-governador Carlos Gaguim estava na porta do Palácio desde as 8 horas deste sábado, 1º, e ficou esperando por duas horas para entregar a faixa, quando assessores de Siqueira informaram que o novo governador já estava com outra faixa e que Gaguim poderia guarda a atual faixa "como recordação".
Fonte: Cléo Oliveira e Luana Fernanda/JT e Valmir Araújo/CT

3 comentários:

  1. Essa cena lamentavel mostra que politica do Estado do Tocantins, ainda existe muitas contradições na epoca das eleições. Pois essas atitudes mostra que o respeito pelo eleitor e confudido com ofrensas de interesses particulares. Ainda falta muito para os representante que estão ai no poder, saber o significado de democrácia.

    ResponderExcluir
  2. Siqueira Campos sempre foi assim e não vai mudar nunca, principalmente agora nos altos de seus 82 anos de idade. Por acaso alguém já viu algum velho aprender a andar de bicicleta?

    ResponderExcluir
  3. Esse é o Governador que o povo sofrido do Tocantins escolheu para si...Siqueira Campos é a pessoa mais deselegante do mundo. Deus está tão perto dele quanto o diabo está da cruz.

    ResponderExcluir

Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.

Eletro_Posto_Marisilva