![]() |
Usina de biodiesel em Paraíso do Tocantins |
O governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário criou a subsecretaria de Produção de Energia Limpa para impulsionar o segmento energético renovável no Estado. Com a implantação, novos projetos serão criados de forma sustentável para desenvolver fontes alternativas de energia limpa.
Segundo o subsecretário de Produção de Energia Limpa, Ailton Parente Araújo, neste momento inicial, o governo do Estado faz um diagnóstico para levantar as potencialidades existentes no Tocantins, neste segmento energético. “Estamos identificando as potencialidades e áreas que existem no Estado. E a partir daí, passaremos a traçar metas para desenvolver projetos ecologicamente corretos”, disse Ailton.
![]() |
Ailton Parente Araújo |
O Subsecretário, disse ainda, que o Tocantins possui potencial para desenvolver projetos alternativos na produção de energia renovável, principalmente, a solar, eólica, hídrica e da biomassa (a partir de matéria orgânica de origem animal e vegetal), entre outras fontes.
O setor sucroalcooleiro, com alguns projetos em andamento no Tocantins, será fortalecido, ainda mais, nesta nova gestão. A meta é incentivar a produção do biocombustível, principalmente a partir cana-de-açúcar para produzir o etanol, além de outras fontes. De acordo com o Secretário, as pesquisas atuais em andamento no Estado devem continuar em parceria com as entidades envolvidas.
REGULAMENTAÇÃO
A Subsecretaria em parceria com os órgãos ambientais competentes, como o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, entre outras entidades estarão desenvolvendo atividades conjuntas para uma produção sustentável, respeitando ao meio ambiente. Entre as medidas de segurança ambiental, está a criação de uma regulamentação específica, no sentido de explorar as fontes naturais, preservando os recursos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.