Começou no dia 28 de Dezembro de 2010 e encerra hoje (6) o “Festejo em Honra a Santos Reis” da comunidade que leva o mesmo nome de Tocantinópolis. Durante todos os dias sempre as 19:00 horas como vai acontecer hoje, teve a Reza do Terço as 19:00 horas e as 19:30 hs Santa Missa e Novena.
Hoje pela manhã já ocorreu na Igreja a Celebração dos batismos e seguindo a programação as 18:30 hs haverá Procissão e a grande Missa de Encerramento. Finalizando com o Leilão onde o dinheiro arrecadado será em prol da construção dos banheiros e área em frente as salas de catequese.
NOITÁRIOS
Nesta 10ª noite que terá como tema: EPIFÂNIA DO SENHOR “O Espírito do Senhor está sempre em mim, porque me ungiu e me enviou para anunciar a boa nova aos povos”, terá como noitários o Grupo de Oração RCC, Dubico, S. Luiz Orione, Juízes da Festa e todos os participantes do festejo.
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A COMEMORAÇÃO
A festa da Epifania ou Festa dos Reis Magos é celebrada no Brasil na liturgia do primeiro domingo após o 1º dia do ano mas, em muitos lugares do mundo, se celebra no dia 06 de janeiro.
O Evangelho de Mateus, em 2, 1-12, relata a história dos Magos do Oriente que viram uma estrela no céu, interpretada por eles como o sinal do nascimento do Messias e eles foram até o Menino para adorá-lo e oferecer-lhe presentes.
Nos apócrifos - obras do século I e II da era cristã que preenchem lacunas sobre a vida de Jesus e de outros personagens importantes do Novo Testamento - revelam detalhes da cena em que os Reis Magos (ou Sábios) estavam diante do Menino Jesus.
Conta à história que um anjo teria revelado a Melquior, rei da Pérsia, a Baltazar, rei da Índia, e a Gaspar, rei de um outro país árabe, que havia a relação entre a estrela-guia e o Messias, chamado Jesus. Após o aviso do anjo, os três viajaram, por nove meses, até Belém.
Os Reis Magos ouviram um anjo, em sonho, aconselhá-los a que retornassem as suas nações, de tal maneira que excluíssem Jerusalém e Jericó de suas rotas, caso contrário o menino Jesus poderia ser morto pelo Rei Herodes e novamente uma estrela os guiou.
No século IV, as Igrejas do Oriente celebravam, em 6 de janeiro, a festa do nascimento de Cristo e a Adoração dos Reis Magos; nas Igrejas do Ocidente, o nascimento era celebrado em 25 de dezembro. Posteriormente, ambas as Igrejas passaram a celebrar as duas datas: em 25 de dezembro, a Natividade, e em 6 de janeiro, o Dia dos Reis Magos ou Dia dos Santos Reis.
Fonte: Livro: DATAS COMEMORATIVAS - Cívicas e Históricas, Paulinas Editora, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.