Banner Topo

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SÓ LEMBRAM DE NÓS NA ÉPOCA DAS ELEIÇÕES

Cartão Postal da Vila Jacaré Setor Olaria em Tocantinópolis

           Essa é a frase de uma das moradoras da Vila Jacaré em Tocantinópolis, ao dizer o que pensa sobre os políticos. “entra políticos e sai políticos e ninguém resolve nosso problema” disse uma Senhora que se encontra doente diagnosticada com pedras nos rins (Litíase Renal). A moradora que está doente e desiludida, reclamou que antes da eleição tiveram uma reunião com o prefeito e um Senhor chamado Fernando que dizia ser da Caixa Econômica Federal. “Convidaram a todos nós para uma reunião na Sucam para nos dizer que iriam fazer as casas, trinta no total, isso em Agosto, até vieram aqui e mediram tudo, tive de desmanchar meu barraco e fazer aqui em cima do morro, porque ao medir, falaram que minha casa iria ficar no meio da estrada, agora sofro porque com as chuvas molha tudo dentro, e pra piorar o vento é mais forte em cima do morro e está levantando o telhado de palha”.
Uma das Ótimas Casas da Vila Jacaré
Na época da tal reunião foi dito a todos os moradores que os papeis estariam todos prontos e que no máximo em 15 dias começariam a construção das casas.
Outra moradora afirmou ter ligado dias atrás para o senhor Fernando da Caixa Econômica, e o mesmo lhe disse que tudo estaria dependendo da prefeitura municipal abrir as ruas, colocar os postes para que a empresa de energia elétrica ligasse a eletricidade e que também fosse colocado água no local.
Casa Construída as Presas
            A situação destes moradores é crítica, infelizmente ninguém se mobiliza para ajudá-los, nós do Tocnoticias só podemos colocar matérias sobre o assunto, e olha que já foram muitas, desde o tempo da administração do Ex-Prefeito Antenor Queiroz que vamos ao local e tentamos através da divulgação na internet mudar alguma coisa, mas, por enquanto ainda está sendo em vão. 
Interior da Casa
Os candidatos vão lá em época de eleição, eu “Cokim” também já fui candidato, mas, tenho vergonha na cara e na época nem pisei os pés naquele local porque meu instinto de falar a verdade não deixaria que eu pedisse o voto deles prometendo fazer as suas casas ou resolvendo seus problemas de falta de água e de energia. Só que os crápulas da época foram, e fizeram a festa com promessas e mais promessas, conseguindo arrancar o voto deles que vivem de esperança. 
Local Onde Havia Uma Residência
        A eleição passou candidato ganhou e nada, então veio outra eleição e mais uma vez lembraram-se deles, foram, abriram estradas, mediram os lotes, fizeram alguns desmancharem as casas onde hoje moram amontoados dentro de um barraco que é invadido pela enxurrada da chuva. Isso mesmo, na Vila Jacaré em Tocantinópolis encontrei três famílias morando em um barraco só, porque desmancharam suas casas acreditando que outra seria feita imediatamente. O local está cheio de estacas de marcação pra todos os lados marcando os lotes e as ruas, que batizamos de Rua das Ilusões.
            ÁGUA
Torneiras que os moradores
chamam de xafariz
            Ninguém vive sem ela, e na Vila Jacaré tem somente duas torneiras que eles chamam de chafariz, que outrora a empresa Saneatins ameaçou de ser desligada, “ainda bem que ficou somente na ameaça” e não tiraram deles o bem tão precioso. Perguntados sobre quem paga a água os moradores dizem que acham que é a prefeitura.
            ENÉRGIA
            Poucos barracos têm, contei somente cinco com gambiarras puxadas a uma distancia grande passando muito baixo das cabeças dos adultos e que qualquer criança alcança com um pedaço de vara.
            O TERRENO 
O barro vermelho ajuda a fazer lama
            Nesta época do ano é lama, e mais lama, um convite as doenças, a criançada faz a festa rolando nela, até porque não tem como evitá-la já que como dito antes dentro de casa quando chove ela invade com força.
            Rogo aos Deputados Estaduais, Federais, senadores e Governador eleito, que tiveram votos na cidade nesta ultima eleição que façam alguma coisa por esse povo, já chega de conseguirem o voto e não lhes dar nada em troca, vamos citar abaixo o nome de todos eles com suas respectivas votação no município e também enviaremos a matéria com as fotos para os seus e-mails, para ver se os sensibilizam a fazer alguma coisa por esses esquecidos.
Uma das  poucas casas de Taipa
Se acharem que estou fazendo oposição à atual administração, estão certos e ao mesmo tempo enganados, eu sempre fui e sempre serei assim, onde está errado tem que ser divulgado, se bem que também não morro de amores por nenhum político dessa ou de outra cidade, me envolvo com política porque sou seguidor da frase que proclamou Aristóteles “homem é por natureza um animal político”, religião, assuntos policiais e tudo mais que aparecer também estou dentro, sou contra as malfeitorias que existem não só em  nossa cidade como também no mundo, se antes eu era o queridinho de um lado político da cidade e agora sou visto por eles com desconfianças e tentativas de agressões que não me intimidam, o outro lado tenta se aproximar aos poucos, só que ainda não caíram na real “eu sou do meu lado” e como já disse antes, “vivo por minha conta própria e risco” estou pouco me lixando para o que eles pensam, a vida é assim um herói pode virar vilão na cabeça daqueles que não pensam no vizinho do lado passando necessidades, e andam por ai discutindo em bares  com armas expostas nas mesas mostrando valentia para o povo, como aconteceu no Bar do Seu Luiz Barbudo dias atrás, uns querendo voltar à mamata e outros querendo mantê-la, essa é a Tocantinópolis de muitos anos, só que um dia a casa cai, e olha que os alicerces estão bastantes danificados.
Na matéria, falamos sobre moradias, e todos podem ter percebido que não citei a Secretaria de Habitação nem tão pouco seu secretário, mas, pudera, todos nós sabemos que ela até agora só existe no papel, e com um bom salário diga-se de passagem.
Segue abaixo a lista de candidatos eleitos com seus respectivos votos em Tocantinópolis:
GOVERNADOR:
José Wilson Siqueira Campos: 4.356 votos
SENADORES:
João Ribeiro: 5.802 votos
Vicentinho Alves: 4.338 votos
DEPUTADOS FEDERAIS:
Irajá Abreu: 2.272 Votos
César Halum: 1.678 Votos
Professora Dorinha: 1.385 Votos
Júnior Coimbra: 637 Votos
Lázaro Botelho: 615 Votos
Angelo Agnolin: 569 Votos
Eduardo Gomes: 104 Votos
Laurez Moreira: 30 Votos
DEPUTADOS ESTADUAIS:
JOSÉ BONIFÁCIO:  6.416 Votos
JOSÉ AUGUSTO PUGLIESI: 698 Votos
RAIMUNDO PALITO: 503 Votos
EDUARDO DO DERTINS:  438 Votos
SOLANGE DUAILIBE: 360 Votos
AMÉLIO CAYRES:  345 Votos
AMÁLIA SANTANA: 260 Votos
MOREIRA: 202 Votos
JOSI NUNES: 172 Votos
SARGENTO ARAGÃO: 150 Votos
MANOEL QUEIROZ: 97 Votos
JOSÉ GERALDO: 84 Votos
IDERVAL SILVA: 63 Votos
ELI BORGES: 36 Votos
LUANA RIBEIRO: 28 Votos
MARCELO LELIS: 15 Votos
TOINHO ANDRADE: 9 Votos
WANDERLEI BARBOSA: 9 Votos
SANDOVAL CARDOSO: 8 Votos
STALIN BUCAR: 6 Votos
FREIRE JUNIOR: 6 Votos
VILMAR DO DETRAN: 5 Votos
OSIRES DAMASO: 4 Votos
ZÉ ROBERTO: 1 Votos
Por Roberlan B. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as Regras:
Todos os comentários são lidos e previamente moderados.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
1°- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
2°- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3°- Não Inclua links desnecesssários no conteúdo do comentário;
4°- Acusações sem provas e incitações ao crime não serão aceitos;
5°- Palavrões, discriminação racial ou de qualquer tipo não serão publicados.

Eletro_Posto_Marisilva