Associação, UNIÃO DAS ALDEIAS APINAJÉ-PEMPXÀ
Aldeia S. José TI. APINAJÉ Tocantinópolis-TO
Ofício nº 006/2011
A sua senhoria
Secretário da infraestrutura do estado do Tocantins
Engº Alexandre Ubaldo Monteiro Barbosa
Senhor secretário;
As chuvas aqui na nossa região nos últimos dois (02) meses, estão cortando todas as nossas estradas internas que dão acesso às aldeias, inviabilizando assim o transporte de alunos das aldeias; Serrinha, Prata, Bacaba, Bacabinha, Cocal Grande e Abacaxí. O atendimento á nossa saúde também ficou prejudicado, pois até as viaturas trasadas 4x4 estão tendo dificuldades pra chegar e atender os casos de URGÊNCIAS. O trafego de veiculos para a Aldeia Palmeiras que fica à sesenta e cinco (65) KM do hospital mais próximo em Tocantinópolis-TO, foi interrompido devido as fortes chuvas do final de semana. Os idosos e demais beneficiários do INSS, também estão sendo prejudicados, pois não podem se deslocar até a cidade de Tocantinópolis-TO, para receber seus benefícios por falta de transporte, por que os motoristas e freteiros estão se recusando a entrar com seus veiculos nas Aldeias.
Diante dessa situação difícil e precária, estamos solicitando ao DERTINS de Palmas e Tocantinópolis-TO e a prefeitura de Tocantinópolis-TO, atendimento EMERGÊNCIAL para recuperação de trechos das estradas de;
1) Tocantinópolis-TO à Aldeia S. José
2) Aldeia S. José ao trevo da BR 230
3) Aldeia S. José à Aldeia Bacaba (conclusão)
4) Aldeia S. José à Aldeia Bacabinha
5) Aldeia S. José á Aldeia Serrinha
6) Aldeia S. José à Aldeia Palmeiras
7) Aldeia S. José à Aldeia Patizal (Incluindo a construção de uma ponte)
8) Aldeia Prata à TO 010
Informamos que hoje dia 10/03/2011, estivemos reunidos com o senhor prefeito municipal de TocantinópolisTO, Senhor Fabion Gomes, para informa lo da situação e pedir providencias. O prefeito prometeu ajudar e sugeriu que nossa comissão procurase também o DERTINS. Dessa forma estamos pedindo socorro aos orgãos públicos, para que nossas crianças voltem a freguentar as escolas e o atendimento à nossa saúde, seja normalizado o mais breve possivel. Certos que vamos ser atendidos nessa situação EMERGÊNCIAL estamos à disposição para maiores esclarecimentos aos orgãos e parceiros caso seja necessário.
Aldeia S. José, quinta-feira 10/03/2011
Oscar de Souza F. Apinagé
(Pres. Assoc. PEMPXÀ) e Lideranças.
Quando a situação é pra resolver a situação dos indígenas ninguém nem liga, mas quando tão morrendo crianças desnutridas todos ficam impresionados, se não fosse a comunidade e os professores da aldeia mariazinha até hoje estaria sem água porque lá tabém tem muitos problemas inclusive se estradas, como dizem os próprios índios só lembram da gente pra pedir voto.
ResponderExcluir